quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Berlin - Jerusalém: Diário #10


15.12.11


O dia começou com um café da manha fantástico, Tolga preparou uma tortilha, azeitonas, chá, queijos, damascos e tâmaras secas, pão, mel e uma manteiga que parece queijo ou queijo que parece manteiga, e claro, café turco!

Saí pra cumprir meus deveres como turista. Tomei o metro, funicular, bonde e depois de 40 minutos estava em frente ao bazar central na Istambul Antiga. Um lugar coberto com inúmeros corredores e lojas em que se pode encontrar de tudo, mas predominante mesmo eram joalherias. A galera curti mesmo um ouro por aqui. Outra coisa que chama muito a atenção são as luminárias. Andei, me perdi, me achei algumas vezes. Foi bem interessante pra ser sincero.


De lá parti para a Mesquita Azul. No caminho eu descobri por que essa Istambul é a cidade dos gatos. Eles estão por todos os lados e todos gordos! A mesquita é gigante e não cabe no quadro da minha câmera. Dei uma volta pelo prédio até que consegui entrar. Lá, todos sem sapatos e entrada franca, bem diferente das igrejas católicas. O chão é todo coberto de tapete, tudo com o mesmo padrão. Na parte interna um silencio pacificador, luzes amarelas e baixas, as paredes todas pintadas com os texturas típicas que demonstram a ligação forte que essa religião tem com a matemática. Sinceramente? Me agradou muito mais que as igrejas que eu conheci.


 Encontrei com Tolga no começo da noite para jantarmos na cidade e darmos uma volta por Taksim. Mais risadas, futebol, mulheres (é sempre importante saber como essa raça funciona ao redor do mundo), cerveja com café e assim foi a prosa. O rolê no centro foi longo, por que existem várias ruas lotadas de bares e clubs nessa área. Noite agitada assim só no Brasil mesmo. Não paramos em nenhum, ambos cansados. Casa, banho e cama!

16.12.11


Tolga poderia me hospedar só por duas noites, então logo tratei de arrumar um hostel pela manha. Achei um que chama “SEI LA O QUE CATS”. Quando chego no local, por volta de meio dia, tinha uns 5 gatos na recepção. Isso mesmo, tem gato pra todos os lados no hostel, com exceção do meu quarto. 7 euros, eu estava querendo barato, não bom.


Um dia chuvoso que estava meio gripado e acabei ficando no hostel mesmo. Saí por pouco mais de 1hora para ir ao Bazar de especiarias e comprar uns presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário