sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Berlin - Jerusalém: Diário #4


06.12.11

Ainda chocado do dia anterior, foi dormir cedo e minha única obrigação do dia era fazer o free walking tour.
Levantei por volta das 9 horas e 10:30 já estava à caminho do centro. Claro que perdi o bonde por 1 minuto, mas já sou expert na malha de transporte publico da Cracóvia.  Rápido achei uma conexão, mas na corrida entre um tram e outro escorreguei no gelo e fui gloriosamente ao chão. Quebrou parte do meu tripé, mas nada muito serio.



Cracovia é uma cidade bem interessante, sua historia se mescla com a europa ocidental, Russia, Escandinávia, Turquia e até com os Estados Unidos.
A Polônia é uma nação marcada por guerras, foi dominadora e dominada várias vezes. A nação existe oficialmente, pela segunda vez, desde o início do século XX, mas como todos sabemos, sua real independência veio depois de 1989.
Acabando o tour, achei um ótimo restaurante, Polowiska, almocei muito bem por 5 euros. Depois um pab para uma cerceja e atualizar meu diário, ainda não havia terminado de escrever sobre Auschwitz.


Voltei para casa, Adam e Mateus me esperavam com uma deliciosa sopa polaca. Arrumei as coias e parti para Bratislava às 22h.

07.12.11

A conexão do trem era horrível, à 1 hora da manhã tive que descer numa cidade, não sei nome nem país, e trocar de trem. Às 2:30 embarquei novamente, não dormi até nem um instante até então, pois não tinha despertador. No segundo trem não resisti e apaguei, acordei 6:30 em Viena (Austria). Isso quer dizer que eu perdi a parada em Bratislava.


Resolvi ficar por ali mesmo, já que fazia parte dos meus planos. Achei uma zona de WI-FI, criei meu roteiro e achei um tour às 13 horas.

Rodei a cidade, lugar lindo, clássico vitoriano. Grandes prédios antigos, nnnaaao tao carregados como cidades “medievais”, Praga por exemplo. Praças espaçosas, parques, realmente ali merece receber o titulo de melhor cidade do mundo para se morar. Sendo sincero, pode ser, mas tenho que a impressão que deve ser bom para quem é mais velho, tive a sensação de ser uma cidade meio boring para jovens, mas fiquei lá pouquíssimo, é só uma sensação.

Na opera, achei um banheiro público que tocava música clássica, tive que conferir. Eu juro que escutei um cara na baia do lado roncando.
Passei no mercado de natal próximo à prefeitura. O maior problema era o frio, eu estava apenas com uma calça jeans, então a cada 2 horas eu precisva que parar num café para me esquentar. Gastei bastante com isso. O croissant austríaco, o original, é realmente delicioso.

Compareci ao ponto de encontro, mas me parece que o não houve tour. Resolvi ir para Bratislava, estava louco por uma cama.

Cheguei à capital eslovaca por volta de 17:30, segui para casa do hoster, Hugo. No endereço não avia seu nome no interfone. Achei um restaurante italiano muito próximo com WIFI. Depois de um ótimo carbonara e um anuncio no grupo do CS-KRAKOW, pedindo para ligarem para Hugo, eu conheci meu hoster. Já está virando rotina pedir isso, CS é fantástico mesmo, quando há um problema ele mesmo se resolve.

Formos ao seu apartamento, tomei um merecido banho e partimos para o CS meeting. Hugo é paraguaio, um fato engraçado é que eu falo em português e ele me responde em espanhol, a conversa flui.

Lá conheci outros CS e, assim como no Brasil, é muito complicado achar um lugar para beber num grupo grande. Outro fato interessante é ver pessoas num bar tomando chá. Recuso-me à não tomar cerveja.
Por volta de 22:30 já estávamos em casa, eu estava completamente exausto.

3 comentários:

  1. É fiote, quem te viu, quem te vê... Escrever nesse "botequinho" aqui calibrou seu português, estou achando que eu vou obrigar a Bruna a escrever regularmente... Hehe... Brincadeiras à parte, muito bacana os relatos. Estamos acompanhando de perto, e tá até dando ansiedade quando a gente vê que tem postagem nova. Continue o bom trabalho, cuidado nas vielas e uma ótima viagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. E ai Heitor tem muitos brazucas por ai? Bjs do tio Binho e tia Clara.

    ResponderExcluir